Friday, August 25, 2006

A Carta Chorona

A CARTA CHORONA

Pomba Colomba estava arrumando a casa: varreu um canto, varreu outro canto, espanou a poeira.
Aí, Pomba Colomba foi regar a roseira do quintal. Abriu a porta e achou uma cesta.
De dentro da cesta, saía um soluço triste. Era uma carta que chorava baixinho:
- Ai, ai, ai!
Pomba Colomba tirou a carta da cesta, dizendo:
- Será que eu vou saber cuidar de uma carta abandonada?
A carta de nervoso, chorou mais alto:
- Ai, ai, ai, ui, ui !
- O que foi que aconteceu com você, carta chorona? – perguntou a Pomba Colomba.
A carta respondeu:
- Sou uma carta de amor, que quer chegar, mas não sabe o endereço.
- E o que posso fazer por você? – perguntou Pomba Colomba.
Pela primeira vez, a carta falou explicadinho:
- Eu sou uma carta de amor, eu quero chegar ...ai, ai, ai!...Mas não sei o endereço ! Fui escrita por ele... que está apaixonado por ela ... Ele escreveu, assinou, mas não sabia o endereço. Me leva, me ajuda, Pomba Colomba?
- E como é o nome dela? – perguntou nervosa Pomba Colomba, perdendo três penas de uma vez só.
- O nome dela é “Meu Amor!” – gritou a carta, pulando de desespero.

Interpretação:

1) Pomba Colomba embalou a carta e cantou uma cantiga para ela.
Cantiga é o mesmo que _________________________.
2) Observe:
O que foi que aconteceu com você, carta chorona?
Chorona é a pessoa que chora muito.

Complete como no modelo:
a)Comilona é a pessoa que ________________________________.
b)Mandona é a pessoa que ________________________________.

3) A carta da história que lemos diz:
“ – Eu sou uma carta de amor, eu quero chegar...mas não sei o endereço!”
Escreva aqui o seu endereço:
Rua__________________________________________________Número_________________
Cidade:_______________________________________________ Estado:_________________
CEP__________________________________________________

0 Comments:

Post a Comment

<< Home