TROCANDO AS BOLAS
— Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar.
— Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá para brincar de roda. Você nunca canta os versos direito!
Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo.
Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta:
__ Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la...
É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer.
E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou:
— Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago!
— Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá?
Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. Rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago.
O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o lago. Todos aplaudiram:
— Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso?
— Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha.
(Pedro Bandeira – adaptação)
Enumere os parágrafos.
1) Complete:
a) O texto tem ________parágrafos.
b) O título do texto é ______________________________________
c) O autor do texto é ______________________________________
2) Leia o 1º parágrafo e escreva o que você descobriu.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Escreva um parágrafo contando por que o personagem principal da história se chama Troca Bolas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Circule, no texto, o parágrafo em que Troca Bolas conta uma história para sua irmãzinha.
5) Releia o parágrafo que você circulou.
Escreva o nome de duas histórias que aparecem nesse parágrafo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora, escreva o que essa história tem de diferente das outras histórias.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Leia com atenção as frases abaixo e marque com um ( X ) as expressões que melhor substituem as expressões grifadas.
a) Mas, como era muito pequena, ria a valer.
( ) sorria
( ) ria muito
( ) ria baixo
b) O pessoal tinha que fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
( ) grande esforço / desfazer
( ) pouco esforço / juntar
( ) relaxamento / bagunçar
7) Que outro título você daria ao texto?
_______________________________________________________________
8) Explique o que aconteceu com a gata da irmã de Troca Bolas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
9) Justifique a afirmativa abaixo.
“Ninguém se molhou para salvar a gatinha.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Circule nas frases as palavras que indicam ação (verbos) e depois, reescreva as frases no plural.
a) A irmã do menino não entendia a história.
_______________________________________________________________
b) Ela subiu a escada e perdeu o sapatinho novo.
_______________________________________________________________
11) Retire do 5º parágrafo uma palavra:
oxítona:____________________________________
paroxítona: _________________________________
proparoxítona: ______________________________
12) Reescreva a frase fazendo a concordância.
O menino contou uma história.
Eu ________________________________________________________
Ele ________________________________________________________
Nós _______________________________________________________
Eles _______________________________________________________
A gente ____________________________________________________
13) Observe as palavras abaixo. Em cada linha há uma palavra escrita incorretamente. ublinhe essa palavra e reescreva-a de forma correta.
a) curso – promessa – menssagem – travesseiro ( ___________________)
b) jeito – gente – hoge – jibóia ( ___________________)
c) conparecer – comprido – combater – lamber ( __________________)
d) guiar – aquilo – prequiça - máquina (__________________)
e) corrida – assado – morrer – asinar (_________________)
(Postado por Márcia G.)
3 Comments:
Adorei este texto. Fiz umas adaptações:Interpretação: Quem é a personagem principal? Por que ele tem este apelido?
Sinônimos; Reescreva as frases substituindo a palavra grifada por sinonimos do texto:
* Troca Bolas gostava de EMBARALHAR tudo.
* A MENINADA estava brincando.
* IMEDIATAMENTE a água baixou.
* Todos BATERAM PALMAS para ele.
Em ortografia, pode -se cobrar ditado de nomes de livros e de trechos de alguma historinha.
Ainda: Marque as alternativas corretas e completes as frases;
a) _____________ Vermelho passeava pelo bosque.
( ) Xapeuzinho
( ) Chapeuzinho
( ) Chapeuzin
b) Ia toda contente quando __________o lobo apereceu.
( ) de repente
( ) derrepente
( ) derepente
By Vera Fonseca
Antônimo: Pense em um antônimo e escreva:
* menina BONITA___________
* madrasta MÁ_____________
* pele BRANCA_____________
* cabelos COMPRIDOS
1:46 PM
Entrei rapidinho e adorei fiquei encantada com tudo.Realmente muito bom contar com pessoas tão maravilhosas. beijos que Deus abençõe vc
3:14 PM
Adorei esse texto para trabalhar ortografia.
1:11 PM
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